As empresas e as instituições financeiras têm até a próxima sexta-feira (28) para mandarem aos contribuintes os dados para o Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF). Os informes de rendimentos relativos ao ano passado são usados para o preenchimento da declaração, cuja entrega está prevista para começar em 17 de março.
Os dados não precisam ser enviados pelos Correios. As empresas e as instituições financeiras podem mandar por e-mail, divulgar links para serem baixados na internet ou fazer a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis. No caso dos servidores públicos federais, o informe de rendimentos pode ser obtido no site ou no aplicativo SouGov.br.
Já os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pegar os comprovantes na internet. O documento está disponível na página Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome disponível para os sistemas Android e iOS.
Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar informações e verificar se o contribuinte preencheu os dados errados ou sonegou imposto. Os comprovantes fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, assim como detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser informados, caso existam.