Morreu na manhã desta quarta-feira (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), um dos co-fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU) na Bahia e o primeiro secretário da Promoção da Igualdade Racial da Bahia. Atualmente, ele ocupava o cargo de assessor especial da Secretaria de Estado Justiça e Direitos Humanos.
De acordo com o secretário da pasta, Felipe Freitas, Luiz Alberto, que tinha 70 anos, sofreu um infarto nesta manhã, em sua casa em Lauro de Freitas. Ele chegou a ser levado ao Hospital Aeroporto, onde faleceu. “Perdemos a presença física do nosso camarada. Nos resta agora honrar seu legado e seguir na luta!”, escreveu Freitas em suas redes sociais.
Movimento negro
Luiz Alberto atuou como uma das principais vozes da luta por direitos da população negra no Brasil.
Ele ocupou ainda o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia e integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula.
Sobre Luiz Alberto
Nascido no município baiano de Maragogipe, em 1953, Luiz Alberto exerceu quatro mandatos como deputado federal, sendo o primeiro deles de 1997 a 1999 e os outros três consecutivos, de 2003 a 2015. Sua atuação no parlamento foi voltada principalmente para a defesa da justiça racial, das religiões de matrizes africanas, da cultura, dos sindicatos, sem-terra, sem-teto, mulheres e quilombolas.
Além de sua trajetória no MNU Bahia, onde foi coordenador de 1995 a 1998, ele também teve uma importante atuação sindical quando foi servidor da Petrobras fazendo parte do Sindicato dos Petroleiros da Bahia e do Sindicato Único dos Químicos e Petroleiros. Na década de 80, ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Mín. 20° Máx. 33°