O povo franciscano vai prestigiar a chegada do Fogo Simbólico ao município, que acontecerá no dia 30 de junho, às 16h30, passando pelas ruas da cidade e chegando a Praça da Independência, onde será acesa a pira olímpica. A saída está marcada para o dia 01 de julho, pela manhã, às 06h, onde seguirá para o município de Candeias.
A importância do evento cívico se dá pelas histórias de luta do povo franciscano e baiano em favor da Independência da Bahia, celebrado no 2 de Julho.
Símbolo da independência – o Fogo Simbólico percorrerá diversas cidades da Bahia representando a união dos povos para a conquista da libertação do estado e, consequentemente, do Brasil. A cidade de Cachoeira foi à referência nas lutas para a independência há 192 anos e, por isso, é de lá que o fogo sai. O caminho percorrido passa pelas ruas do local e segue pela BR-420, com sentido aos municípios de Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, antes de chegar ao bairro da Lapinha – em Salvador, onde se inicia o desfile de 2 de Julho.
Mín. 21° Máx. 29°