Moradores cobram da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde para riscos de deslizamentos no município. Com as chuvas decorrentes há 08 dias atrás, o solo está muito encharcado, levando a risco de movimentação de massa orgânica em algumas áreas.
Áudios de moradores em um grupo de WhatsApp mostram a indignação da população de São Francisco do Conde, com a situação das ruas e encostas na cidade após as fortes chuvas.
Moradores do bairro da Pitangueira e da Baixa Fria reclamam dos estragos que a chuva deixou nos locais afetados. Segundo a dona de casa Fernanda, moradora da rua Manoel do Amaral no bairro da Pitangueira, as estruturas dos imóveis do local onde ela vive, correm risco de desabar. A encosta ameaça cair em cima das casas e por conta disto, alguns moradores saíram de suas casas.
No áudio, a moradora afirmou que apesar da prefeitura ter dado suporte necessário no primeiro dia do acontecimento, os moradores dizem que a situação continua caótica ou “até pior”.
Ela reclama da demora em realocar esses moradores para uma área segura afim de evitar ainda, uma tragédia, uma vez que as estruturas desses imóveis estão completamente comprometidas, e a demanda para o período junino na procura de casas de aluguel impossibilita essa realocação dos afetados para um local seguro até que a situação seja resolvida definitivamente para essas pessoas.
A preocupação agora é com o pós-desastre. A falta de drenagem e escoamento corretos ocasionam o represamento da água que encharca os barrancos e alaga ruas provocando inúmeros prejuízos, desde perdas materiais até reflexos na saúde dos munícipes.
Mín. 21° Máx. 29°