A Acelen, do fundo Mubadala Capital, planeja investir 12 bilhões de reais em dez anos para a produção de diesel e querosene de aviação renováveis na Bahia, a partir de 2026, em um passo que colocará a companhia como uma das líderes mundiais nesse segmento, disseram executivos à Reuters.
A nova biorrefinaria, cujas obras devem ter início em janeiro de 2024, ao lado da refinaria de petróleo da Acelen Mataripe, em São Francisco do Conde (BA), terá capacidade para produzir 1 bilhão de litros por ano de combustíveis (ou 20 mil barris/dia) a partir do hidrotratamento de óleos vegetais e gordura animal.
A prefeitura de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, projeta importante transformação social e econômica no município com os investimentos realizados pela gestão do prefeito Antônio Calmon em infraestrutura e também com a ampliação da planta da refinaria de Mataripe, controlada pela Acelen.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), na companhia do presidente Lula, assinou neste sábado (15) um memorando de entendimentos, em Abu Dhabi, sobre o plano de investimentos, gerando mais emprego e injetando dinheiro na economia de São Francisco do Conde que, através da gestão municipal, já realiza investimentos em obras públicas estruturantes, com recursos próprios de R$ 350 milhões, visando esse novo ciclo.
“A Prefeitura de São Francisco Conde está investindo milhões em obras estruturantes, com recursos próprios. São intervenções importantes em infraestrutura urbana, com pavimentação nos acessos e ruas de todas localidades, requalificação da orla da sede e do Caípe, modernizações de praças, quadras e campos esportivos e melhorias habitacionais”, disse Antônio Calmon.
Segundo Calmon, os investimentos vão garantir mais oportunidades para os jovens e melhorar a vida de toda população franciscana.
Mín. 21° Máx. 29°