O influenciador digital baiano Ramhon Dias e o rifeiro conhecido como Nanan Premiações foram presos na manhã desta quinta-feira (5) durante a Operação Falsas Promessas, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro do tráfico de drogas por meio de jogos de azar, como rifas ilegais nas redes sociais.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), cerca de 200 policiais participam da operação, que cumpre mais de 50 mandados de prisão e busca e apreensão em Salvador e outras cidades do interior baiano, como Santo Antônio de Jesus e Juazeiro, além de estados como Goiás, Espírito Santo e Ceará.
Ramhon Dias já havia sido alvo de uma outra operação em 2023, quando teve a prisão temporária decretada pela 1ª Vara Criminal Especializada de Salvador, acusado de envolvimento com crimes como lavagem ou ocultação de bens, corrupção, jogos de azar e associação criminosa. Na época, a prisão foi justificada para evitar a destruição de provas.
A Operação Falsas Promessas é coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD) e conta com o apoio de outros setores da Polícia Civil, como o DEIC, DIP, DHPP e Depin.
As investigações apontam que os suspeitos utilizavam a popularidade nas redes sociais para movimentar grandes quantias de dinheiro através de rifas ilegais, mascarando os lucros com atividades aparentemente lícitas. A polícia acredita que parte desse dinheiro era oriunda do tráfico de entorpecentes e utilizado para lavagem financeira.
A SSP-BA informou que detalhes sobre os bens apreendidos e valores movimentados devem ser divulgados ainda nesta quinta-feira em coletiva de imprensa. A operação continua em andamento.