A 15ª fase da Operação Unum Corpus resultou na prisão de 714 pessoas em toda a Bahia. A ofensiva policial, realizada na quinta-feira (27), cumpriu 461 mandados judiciais, sendo 97 de prisão civil e 292 de busca e apreensão. Além disso, 190 pessoas foram presas em flagrante e 15 adolescentes foram apreendidos.
Entre os detidos, 163 são suspeitos de crimes contra a vida, 237 por tráfico de drogas, 64 por estupro, 77 por violência doméstica, 122 por crimes patrimoniais e 190 por outros delitos. Durante a operação, as forças de segurança também apreenderam 127 armas de fogo, 74 veículos e R$ 161 mil em espécie.
A megaoperação registrou um recorde na retirada de armamentos ilegais, totalizando 614 armas apreendidas ao longo de suas 15 fases. Desde sua criação, a Unum Corpus já prendeu 3.901 pessoas e apreendeu 803 kg de drogas, consolidando-se como uma das maiores iniciativas de combate ao crime na Bahia.
A ação foi coordenada pelos Departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Polícia Metropolitana (Depom), com o apoio de unidades especializadas como o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e o Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV).
As autoridades ressaltam que o número de mandados judiciais expedidos tende a ser superior ao de prisões realizadas, pois um único suspeito pode responder a mais de um mandado. Além disso, flagrantes podem ocorrer durante o cumprimento de prisões preventivas ou temporárias, aumentando o número total de detenções.
A Operação Unum Corpus segue sendo uma peça-chave no combate à criminalidade no estado, reforçando a segurança e garantindo ações estratégicas para conter atividades ilícitas.