Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro, em Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia, criou um produto inovador para auxiliar no controle da hipertensão. A doença afeta cerca de 60 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.
O projeto, desenvolvido para a feira de ciências da escola, resultou em uma goma com ingredientes naturais, como hibisco, passiflora, valeriana e camomila – plantas conhecidas por suas propriedades relaxantes e antioxidantes.
A ideia surgiu a partir da experiência pessoal da estudante Juliana Thayslen Carvalho, que convive com a hipertensão da avó. “Meu amigo e eu decidimos pesquisar plantas que ajudassem na redução natural da pressão arterial. Foi assim que encontramos a passiflora, a valeriana, o hibisco e a camomila. O hibisco já fazia parte da nossa rotina e, ao confirmarmos sua eficácia, decidimos torná-lo o ingrediente principal”, explicou Juliana.
Os testes realizados pelo grupo mostraram que o efeito da goma dura cerca de seis horas. O hibisco, por exemplo, ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo, reduzindo o volume de sangue e a pressão sobre as artérias. A passiflora possui efeitos sedativos leves, que auxiliam no relaxamento dos vasos sanguíneos, enquanto a camomila tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
O projeto conta com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e orientação do professor Guilherme Chile. Além de Juliana, participam da iniciativa os estudantes Isabelle Lima, Izaque Jesus, Kamilly Lisboa, Larissa Paz e Raquemilly Melgaço.
Agora, o grupo pretende aprofundar ainda mais as pesquisas e aprimorar a fórmula da goma, garantindo que o produto tenha ainda mais eficácia. “Queremos continuar estudando plantas com propriedades naturalmente redutoras da pressão arterial, mas o hibisco seguirá como o ingrediente principal”, afirma Juliana.