A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, nesta sexta-feira (14). A iniciativa oferece 52 mil vagas para estudantes da rede estadual atuarem como monitores de reforço escolar, com prioridade para os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Iniciação Científica. O edital referente aos critérios e procedimentos para o processo seletivo de estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º ano), do Ensino Médio e da Educação Profissional da rede estadual de ensino para o Mais Estudo.
Critérios – Os estudantes candidatos à monitoria do Mais Estudo terão que seguir critérios como, por exemplo, estarem matriculados no ano de 2025 na rede estadual de ensino; possuírem Cadastro de Pessoal Física (CPF); e terem obtido aproveitamento no componente curricular para o qual pleiteiam a monitoria com média igual ou superior a 8,0 no ano anterior. Para participar do programa, as unidades escolares devem acessar o Sistema de Gestão do Mais Estudo no Portal da Educação (www.educacaobahia.com.br), seguindo as instruções.
O investimento que assegura o repasse de valores para as bolsas-auxílio aos estudantes monitores, é realizado pelo Fundo de Combate à Pobreza (FUNCEP) e por recursos próprios da Secretaria da Educação.
Ao ofertar monitoria aos estudantes da rede estadual, estimulando a sua participação em ações de auxílio à aprendizagem e promovendo a transversalidade entre os componentes e as áreas do conhecimento, a SEC visa a promoção do acesso; a permanência dos estudantes; o combate à evasão escolar; e a potencialização do desempenho e do protagonismo estudantil. O Mais Estudo foi definido como programa após instituída a Lei nº 14.306/2021, se consolidando como uma ação estratégica em busca da melhoria do processo de aprendizagem, a partir cooperação entre docentes, gestores, estudantes e comunidade escolar.