Domingo, 02 de Fevereiro de 2025
20°C 32°C
São Francisco do Conde, BA
Publicidade

Bahia recebe 80 novas ambulâncias do Samu para reforçar atendimento em 73 cidades

A entrega faz parte de um investimento federal de R$ 23,1 milhões para renovação da frota do Samu na Bahia.

Redação
Por: Redação
31/01/2025 às 15h54
Bahia recebe 80 novas ambulâncias do Samu para reforçar atendimento em 73 cidades
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A rede de urgência e emergência do SUS na Bahia recebeu um reforço significativo com a entrega de 80 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderão 73 municípios baianos. A entrega ocorreu nesta sexta-feira (31), em Salvador, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana.

"A Bahia, que é um estado extenso, precisa que a frota do Samu esteja em dia e tenha abrangência para atender desde a atenção básica até a alta complexidade. Só a Bahia recebe 80 ambulâncias. É um dia muito feliz", afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Investimento e modernização do Samu

A entrega faz parte de um investimento federal de R$ 23,1 milhões para renovação da frota do Samu na Bahia. Ao todo, 170 novas ambulâncias estão sendo distribuídas entre nove estados do Nordeste .

Para Marianna Constela, coordenadora do Samu em Luís Eduardo Magalhães, a atualização da frota traz mais agilidade e conforto no atendimento pré-hospitalar. “Muda totalmente a agilidade do serviço, o tempo de resposta para atender a população e proporcionar mais conforto tanto para os pacientes quanto para os profissionais”, destacou.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância do Samu na assistência à população. “Nossa ideia não é só renovar a frota, mas salvar vidas. O Samu é uma política de Estado, e até o ano que vem teremos 100% de cobertura”, garantiu.

Desde 2023, a Bahia já recebeu 193 novas ambulâncias, e a previsão é de que mais 80 veículos sejam entregues até o final do primeiro trimestre de 2025, conforme anunciado pela secretária Roberta Santana .

Inauguração do Hospital Estadual Mont Serrat

Além da entrega das ambulâncias, as autoridades participaram da inauguração do Hospital Estadual Mont Serrat, primeiro hospital da rede pública especializado em cuidados paliativos no Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários