Em cerimônia repleta de homenagens e muita emoção, o governador do estado Jeronimo Rodrigues, entregou nesta segunda-feira, dia 13, O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme – Rilza Valentim. A sede, localizada na Avenida Centenário, no bairro do Garcia, em Salvador, recebeu investimentos de R$ 9,5 milhões para sua implantação e tem a gestão da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba). O novo Centro denominado de “Rilza Valentim”, em homenagem póstuma faz menção à ex-prefeita e rendeu boas recordações da família e amigos, levando muitos presentes às lágrimas.
A irmã da homenageada, A vareadora de São Francisco do Conde, Rosangela Valentim “Ro Valentim”, não conteve sua emoção ao falar da importância do Centro Estadual de Referência às Pessoas com Anemia falciforme entregue pelo governo da Bahia, que carrega o nome da prefeita póstuma Rilza Valentim.
Ró Valentim agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues, pela construção deste centro de saúde, que irá beneficiar milhares de baianos, que precisam de cuidado e atenção para esta doença, que em suma maioria, acarreta riscos à população negra.
“Ela que tanto lutou para que as pessoas com essa doença pudessem disponibilizar de atendimento de qualidade, teve esse sonho realizado graças a sensibilidade do governador Jerônimo Rodrigues e do vice governador do nosso estado, Geraldinho, entre outros homens e mulheres que entendem a importância de um centro como esse”, disse Ró emocionada.
Além de familiares e amigos de Rilza Valentim, o ato de entrega da nova sede foi prestigiado por autoridades políticas como: a Deputada Estadual Olivia Santana, o Deputado Federal Jorge Sola, o Deputado Estadual Rosemberg Pinto, a Vice-prefeita de Candeias Marivalda da Silva, a Secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, o Deputado Bira Coroa, o Prefeito de Itaparica Zezinho Oliveira, o Vereador Marivaldo Amaral, a Vereadora Renilza Mello, o Vereador Luiz de Campinas, o Vereador de Itaparica Ney.
Atendimento
Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, o centro fará uma ação especial na primeira semana de atendimento para a triagem de pessoas que tenham antecedente de anemia de causa desconhecida, entre 1 e 45 anos. Para passar pelo teste, é preciso levar RG, CPF e Cartão do SUS.
Para ser atendido pela unidade é necessário passar pela triagem hematológica, para uma avaliação específica. Após isso, o paciente solicita atendimento, a partir do envio de um e-mail para ambulatorio.triagem@hemoba.ba.gov.br. Para os pacientes que já são acompanhados pelo serviço, as consultas podem ser agendadas pelos telefones (71) 3116-5675 ou 3116-5676, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, ou por email, no endereço consulta.ambulatorio@hemoba.ba.gov.br.
O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme – Rilza Valentim tem capacidade para atender 100 mil pessoas por ano, com atendimento ambulatorial multidisciplinar, que inclui especialistas em hematologia, ortopedia, hepatologia, neurologia, oftalmologia, além de nutricionista, psicólogo, odontologia, fisioterapeuta, assistente social, assistência farmacêutica.
A unidade também está equipada para realizar o Doppler transcraniano, exame fundamental para diagnóstico precoce de alterações de vasos cerebrais relacionadas ao desenvolvimento de AVC. A unidade de saúde oferece ainda exames hematológicos, bioquímicos e conta com uma agência transfusional. A equipe multidisciplinar é composta por 141 profissionais, dos quais, 51 foram contratados e se somam aos 90 profissionais que atuavam no antigo ambulatório da Fundação Hemoba e que agora fazem parte da equipe do Centro.
A ex Prefeita Rilza Valentim
Rilza Valentim nasceu em São Francisco do Conde, que fica a cerca de 72 km de Salvador. Foi uma militante histórica na luta contra as injustiças. Rilza Valentim nasceu em São Francisco do Conde, município distante cerca de 72 km de Salvador., e tinha doença falciforme Graduada em Química pela Universidade Federal da Bahia, iniciou a trajetória na administração pública ao assumir a secretaria Municipal de Educação na sua cidade natal, em 1997.
Em 2000 foi eleita pela primeira vez vereadora, sendo reeleita na eleição seguinte. Foi prefeita de São Francisco do Conde pela primeira vez em 2008, quando eleita com 96% dos votos. Em 2012 ela foi reeleita com 75,89% dos votos. Ela defendia a liberdade, a igualdade e o combate ao racismo. Faleceu em 2014 aos 51 anos, por complicações decorrentes da anemia falciforme. Rilza era mãe de três filhos: Rafaela, Rodrigo e Raiana, e foi a única prefeita baiana a receber um selo pela primazia em ações afirmativas para a população negra
Mín. 20° Máx. 33°