Nesta quarta-feira (13), a Acelen reuniu um time de jornalistas para apresentar de perto as transformações que fizeram com que a Refinaria de Mataripe entrasse para o ranking das três melhores e mais modernas refinarias da América Latina. Durante o evento, que aconteceu nesta quarta-feira (13), foram apresentados números que comprovam as benfeitorias implantadas pela empresa nestes 3 anos à frente do complexo industrial.
Neste período, foram investidos mais de R$ 2 bilhões na modernização e recuperação de ativos, com foco na segurança, na automação, com a transformação digital; na eficiência, capacidade e diversidade produtiva; e na redução da pegada ambiental das operações, conquistando melhorias nos índices ambientais, de eficiência hídrica e energética. Graças a este emprenho, atualmente, a Refmat é 2ª maior refinaria do Brasil e 2ª maior exportadora da Bahia, responsável por 14% da capacidade total de refino do país, 42% do Nordeste e 80% do Estado, respondendo por 17% do ICMS e 10% do PIB baiano.
Marcelo Lyra, vice-presidente de Comunicação, Relações Instituicionais e ESG da Acelen destacou o papel da Acelen no desenvolvimento da região, através da valorização e priorização da da mão de obra no entorno do Complexo de Mataripe, assim como a realização de diversos cursos de capacitação para jovens moradores da Região Metropolitana de Salvador.
"Nós criamos um programa chamado Acelen Acender, focado também na juventude do entorno, fizemos uma primeira seleção de 100 jovens, depois tivemos mais uma turma de 100 jovens. Foi uma alegria muito grande poder oferecer isso e mais, um sentimento maior ainda foi com a qualidade dessa juvente, é uma juventude 'com faca nos dentes', sabe o que quer e como buscar. Eu fiquei bem impressionado com o resultado do trabalho em si que a Acelen fez, mas especialmente, pela qualidade dos jovens que a gente encontrou na região", enfatizou.
Sobre o encontro com a impresa, Lyra celebrou a importância da participação da imprensa local. "Pra a gente é uma honra receber a imprensa e especialmente, a imprensa local, nossos vizinhos. Através de vocês, a gente está conversando com a comunidade, conversando com a sociedade daqui do nosso entorno e pra a gente, é muito importante", disse ele.
A Refinaria de Mataripe chega aos 74 anos com motivos de sobra para comemorar. Os investimentos trazidos pela Acelen impactaram positivamente na produção. Atualmente, a Refmat conta com capacidade total de produção de 289 mil barris por dia para 302 mil barris por dia (+4%), lançamento de cinco produtos (propano especial, butano especial, diesel marítimo, solvente, OCB1), ampliando o portfólio da empresa para mais de 30 produtos e mais de 83 recordes de produção. Estes números comprovam os resultados dos esforços empreendidos em prol de um complexo mais moderno, produtivo e sustentável.
Mín. 20° Máx. 32°