Domingo, 24 de Novembro de 2024
22°

Tempo nublado

São Francisco do Conde, BA

Bahia Escândalo

Golpe do Pix: Justiça denuncia 12 pessoas pelo escândalo; Jornalista Marcelo Castro está entre os acusados por organização criminosa

Emissora não é investigada

22/08/2024 às 15h00
Por: Mariana Carvalho
Compartilhe:
Reprodução / TV BAHIA
Reprodução / TV BAHIA

A Justiça da Bahia apontou como organização criminosa a movimentação feita pelos jornalistas no caso do golpe do Pix da TV Record Bahia. A informação integra uma decisão do dia 12 de agosto. A emissora não é investigada.

Ao todo, 12 pessoas estão sendo investigadas como integrantes da organização, dentre elas, o jornalista Marcelo Castro, mais conhecido como Juca, que era repórter do programa "Balanço Geral", exibido pela emissora.

No documento, o juiz Eduardo Afonso Maia Caricchio aponta alguns motivos para caracterizar o crime como organização criminosa. Conforme pontuou, a diferença, entre outros requisitos, está na estrutura do grupo.

Enquanto a organização criminosa possui disposição "mais hierárquica e organizada", a associação tem uma estrutura mais simples.

Além de Marcelo, está envolvido também Jamerson Oliveira, que era editor-chefe do "Balanço Geral" e, junto com Marcelo, era apontado como líder do esquema que desviava o dinheiro que deveria ser doado às pessoas em vulnerabilidade social. 

Confira a lista de todos os acusados:

  • Marcelo Valter Amorim Matos Lyrio Castro, 36 anos
  • Jamerson Birindiba Oliveira, 29 anos
  • Lucas Costa Santos, 26 anos
  • Jakson da Silva de Jesus, 21 anos
  • Daniele Cristina da Silva Monteiro, 27 anos
  • Débora Cristina da Silva, 27 anos
  • Rute Cruz da Costa, 51 anos
  • Carlos Eduardo do Sacramento Marques Santiago de Jesus, 29 anos
  • Gerson Santos Santana Junior, 34 anos
  • Eneida Sena Couto, 58 anos
  • Thais Pacheco da Costa, 27 anos
  • Alessandra Silva Oliveira de Jesus, 21 anos

Lucas Costa Santos, que aparece na lista, é amigo de infância de um dos líderes do esquema. A denúncia do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco) do MP-BA detalha a relação entre o grupo. Todos era ligados a Lucas. Ele é filho de Rute, companheiro de Thais, primo de Alessandra, Débora, Daniele e Gerson. Já Gerson é filho de Eneida e companheiro de Débora.

O MP pede que seja fixado como valor mínimo R$ 407.143,78 para reparação de danos, e R$ 200 mil doados pelos denunciados, para reparar os danos coletivos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Francisco do Conde, BA Atualizado às 05h08 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 25°

Seg 24°C 21°C
Ter 25°C 21°C
Qua 25°C 22°C
Qui 29°C 21°C
Sex 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio