Faltando menos de sete dias para o início dos festejos de São João, a população da cidade de São Francisco do Conde segue sem saber quais serão as atrações dos festejos juninos deste ano. A festa, que é tradição na cidade e movimenta o comércio local, ainda é uma incógnita para os franciscanos.
Na página do Instragram da prefeitura, há postagens com orientações para quem vai comercializar alimentos e bebidas na festa, há orientações para embarque e desembarque de passageiros, há informativo sobre o credenciamento de artistas locais, mas, a informação mais esperada ainda não foi divulgada: quem serão as bandas de peso que irão tocar neste São João?
Revoltada, a população tem postado diversos comentários na página, questionando o motivo da demora na divulgação das atrações. Há também comerciantes indignados com a situação, pois, vêem na festa uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra.
"Acho isso uma tremenda falta de respeito com a população de São Francisco do Conde, não só por seu uma festa que já faz parte da nossa cultura e tradição, mas, porque a população se programa para fazer um dinheiro extra. A festa em sim, movimenta o negócio da cidade e assim, tendo uma boa arrecadação, gerando empregos diretos e indiretos", desabafou Gessé Costa, comerciante local.
Não só os comerciantes aguardam ansiosos por este momento, mas, há também aquelas pessoas que alugam os seus imóveis para turistas e que, neste momento, estão bastante frustrados.
"Eu conheço pessoas que reformaram suas casas para alugar e não conseguiram. Tenho amigos de outra cidade que alugaram uma casa, pagaram a metade para garantir e estão querendo desistir, por conta desta falta de clareza sobre os dias e atrações que irão tocar", completou Gessé.
O ramo de vestuário também está sendo diretamente afetado, visto que esta é uma época onde as pessoas gostam de comprar roupas, porém, sem saber como, quando e quem vai tocar na festa, as pessoas não estão se animando para irem às compras.
"Olha, eu como comerciante, estou bem decepcionada, porque é uma data esperada. Nós sabemos que não tem projeto que beneficie os comerciantes de São Francisco do Conde, então, é o único período que tiramos para fazer um faturamento maior, e quando eles atrasam e não soltam as atrações, acaba que trabalhamos de olhos vendados, sem saber o que e a quantidade que devemos comprar", sinalizou Patrícia, dona de uma loja de roupas da cidade.
Na internet, a expectativa da maioria é de que, até o dia 20, a prefeitura faça a divulgação da grade de atrações da festa. Até lá, todos os olhos franciscanos estarão atentos às postagens da prefeitura e dos seus setores.
Mín. 21° Máx. 33°