O Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá divulgar nesta terça-feira (16) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio 2023. A nota poderá ser utilizada para participação em programas federais como Sisu, ProUni e Fies.
Para acessar, o candidato deve entrar na Página do Participante e fazer o login utilizando o cadastro do portal gov.br. O Inep não informou o horário exato da publicação dos resultados.
Os participantes do Enem poderão participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma que reúne vagas em diversas instituições públicas de ensino de todo o país.
As inscrições para o Sisu serão abertas no dia 22 de janeiro, podendo ser feitas até o dia 25. Os resultados serão divulgados no dia 30 de janeiro. Para se inscrever, é preciso entrar no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Os participantes selecionados terão de fazer matrícula na instituição escolhida entre os dias 1º e 7 de fevereiro. O período para manifestação de interesse na lista de espera será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.
De acordo com o Ministério da Educação, neste ano serão oferecidas 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições de ensino superior em todo o Brasil. A instituição que oferece o maior número de vagas é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.240.
O programa Universidade Para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições provadas de ensino para estudantes de baixa renda que atendam aos critérios determinados.
Para participar do ProUni, o candidato precisa ter participado de pelo menos uma das duas últimas edições do Enem e alcançado resultado igual ou superior a 450 pontos de média nas cinco provas do exame.
O regulamento estabelece que o candidato também não pode ter zerado na redação e nem participado do Enem na condição de treineiro.
A nota do Enem será utilizada como critério de pré-seleção de candidatos para o ProUni.
Ainda não foram divulgadas as datas de inscrição para o ProUni em 2024. Porém, nos anos anteriores, as inscrições no primeiro semestre ocorreram no mês de fevereiro.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também utiliza a nota do Enem como base para definição de seus beneficiários.
De acordo com as regras do programa, pode se candidatar o estudante que participou do Enem a partir da edição de 2010 e que tenha obtido média aritmética igual ou superior a 450 nas provas e que não tenha zerado na redação.
Também é preciso que a renda familiar mensal bruta do interessado seja de até três salários-mínimos.
O Inep informa que 29 universidades de Portugal aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos.
O Ministério da Educação adverte que os acordos com as instituições de ensino portuguesa “não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro” e que “a revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes formados em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira”.
“Todos os estudantes pagam taxas como forma de coparticipação nos custos do ensino, mesmo nas instituições públicas”, informa a pasta.
Clique aqui para ver a lista completa das instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem.
Com informações do CNN Brasil
Mín. 22° Máx. 26°