O cantor, compositor, multi-instrumentista e ativista social Carlinhos Brown recebeu, das mãos do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o diploma de Embaixador do Turismo Brasileiro. A entrega aconteceu em cerimônia na tarde desta sexta-feira (24), em Salvador, durante a Expo Carnaval 2023, no Centro de Convenções Salvador, com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O artista baiano, que completou 61 anos nesta quinta (23), foi escolhido por se destacar pela sua relevância internacional como representante da música e da cultura brasileiras com uma história de criação e dedicação de mais de 40 anos de carreira e, também, pelo engajamento social. Para Freixo, a escolha é natural, pois Brown trabalha há muito tempo “projetando, para o mundo, de forma consciente e voluntária, o que o Brasil tem de melhor”.
“É com muita honra que a gente oficializa isso. A história de vida do Carlinhos Brown é uma história de exercício desse cargo de embaixador. Hoje, a gente apenas reconhece o que ele faz há muito tempo. O Carlinhos arrasta gente do mundo inteiro em nome da sua arte e da sua ancestralidade. O nosso futuro é ancestral. Ou seja, precisamos saber de onde nós viemos”, declarou Freixo, durante o ato de entrega do diploma, também citando a importância do novo embaixador no fomento ao afroturismo.
“Estamos num momento em que a cultura e o artista voltam a ser importantes, e de divulgar o Brasil para o mundo. A gente quer que o mundo visite o Brasil e não queremos um país para o turista e outro para o brasileiro. A gente quer um país só, bom para os brasileiros viverem e para criarmos nossos filhos, e que o mundo visite. O Brasil é mistura, diálogo, ancestralidade, diversidade, e isso tem na obra e na história do Brown. (…) Reconhecer e dar o título do primeiro Embaixador do Turismo da nossa gestão a Carlinhos Brown é reafirmar uma história bonita da Bahia e do Brasil, que a cultura é a nossa identidade”, complementou.
A ministra Margareth Menezes também exaltou a figura de Brown, de quem é amiga de longa data. “Somos da mesma geração, com muitos encontros, e a vida programa umas coisas pra gente que ‘sabe de nada, inocente’. Então, estar aqui hoje, testemunhando isso, não só como cidadã baiana, mas como artista e agora ministra da Cultura, pra mim é uma grande honra. (…) Então, Brown, só posso dizer parabéns e, com certeza, quem ganha é o Brasil com esse título. Que Deus lhe abençoe com axé. Viva Carlinhos Brown!”, conclamou a ministra.
ASCOM.
Mín. 20° Máx. 32°