O anúncio sobre as mudanças na Esplanada dos Ministérios devem ser concretizados após a viagem do presidente Lula (PT) à África. O mandatário desembarcou nesta segunda-feira (21), no continente, para participar da Cúpula do Brics, que inicia na próxima terça (22) e segue até quinta (24). A reforma ministerial, por sua vez, promovida pelo Planalto visa acomodar o Centrão em busca de ampliação de apoio no Congresso.
O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), conversou com o Planalto na última quinta-feira (17), quando ficou decidido que o seu correligionário André Fufuca (PP-AL) assumirá o Ministério do Desenvolvimento Social. O movimento, no entanto, divide a ala petista que ainda resiste à mudança. Com a alteração, o petista histórico Wellington Dias (PT-PI) deixará a pasta.
O Ministério de Desenvolvimento Social, atualmente, comanda o Bolsa Família, com a reforma ministerial, o presidente Lula (PT) pretende deslocá-lo para outra pasta. Nos bastidores, especulasse que o senador Wellington Dias (PT-PI), ex-governador do Piauí, pode ser relocado para o Ministério da Gestão e Inovação, assim como o programa federal de habitação. Para a mudança seria necessário tirar a atual ministra, Esther Dweck. A primeira-dama, Janja, é contra, pois reduziria o quadro de mulheres no 1º escalão do governo
Lula na África
Na África, o mandatário também vai visitar Angola e São Tomé e Príncipe. Ele deve voltar ao Brasil no domingo (27) ou na segunda-feira (28).
Mín. 21° Máx. 33°