Domingo, 24 de Novembro de 2024
22°

Chuva

São Francisco do Conde, BA

Saúde Imunização

Zé Gotinha se aposenta;Ministério da Saúde anuncia atualização da vacina contra poliomielite

Essa atualização, porém, não representa o fim imediato do imunizante na versão popularmente conhecida como "gotinha", e sim um avanço tecnológico para maior eficácia do esquema vacinal

12/07/2023 às 19h10
Por: Redação Fonte: Aratu On
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

A partir de 2024, o Ministério da Saúde vai substituir gradualmente a Vacina Oral Poliomielite (VOP) pela versão inativa (VIP) do imunizante. A recomendação foi debatida e aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que considerou as novas evidências científicas para proteção contra a doença.

Essa atualização, porém, não representa o fim imediato do imunizante na versão popularmente conhecida como “gotinha”, e sim um avanço tecnológico para maior eficácia do esquema vacinal que será feito após um período de transição.

A nova recomendação foi apresentada na última sexta-feira (7/7), durante live da ministra da Saúde, Nísia Trindade, com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O objetivo da reunião com representantes da instituição em todas as regiões do Brasil foi expor as ações do Ministério da Saúde pela retomada das altas coberturas vacinais, principalmente entre as crianças, e debater a importância da adesão dos profissionais de saúde e médicos ao Movimento Nacional pela Vacinação.

O QUE MUDA

Em relação aos imunizantes contra a pólio, a indicação da CTAI foi para que o Brasil passasse a adotar exclusivamente a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) no reforço aos 15 meses de idade, que atualmente é feito com a forma oral do imunizante. A VIP (forma injetável) já é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Portanto, após um período de transição que começa no primeiro semestre de 2024, as crianças brasileiras que completarem as três primeiras doses da vacina irão tomar apenas um reforço com a VIP (injetável) aos 15 meses.

A dose de reforço aplicada atualmente aos 4 anos não será mais necessária, já que o esquema vacinal com quatro doses garantirá a proteção contra a pólio. A atualização considerou os critérios epidemiológicos, as evidências relacionadas à vacina e as recomendações internacionais sobre o tema.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Francisco do Conde, BA Atualizado às 02h08 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuva

Mín. 22° Máx. 25°

Seg 24°C 21°C
Ter 25°C 21°C
Qua 25°C 22°C
Qui 29°C 21°C
Sex 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio