A Prefeitura de Candeias, comprometida em cuidar da saúde da população, oferece aos munícipes serviços de saúde a domicílio. Por meio da Secretaria de Saúde – Sesau, a gestão municipal leva atendimento qualificado às casas com pessoas com necessidades de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós cirúrgica, através do Programa Melhor em Casa.
A equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeira, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo e assistente social realiza acompanhamento de aproximadamente 70 pacientes que têm problemas para se deslocar até as unidades de saúde, proporcionando ao enfermo um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços.
São realizados monitoramento frequente de sinais vitais, pressão arterial, glicemia, adaptação ao uso de sondas e ostomias. A equipe realiza ainda acompanhamento domiciliar em pós-operatório; faz uso de aspirador de vias aéreas para higiene-bronquite; observa a necessidade de alimentação por sondas, administra medicamentos venoso e acompanha pacientes em uso de gastrostomia e traqueostomia.
De acordo com a enfermeira do Programa Melhor em Casa, Cleide Lima, os pacientes são visitados em média uma vez por semana, no entanto, a frequência do acompanhamento pode ser definida conforme o estado clínico do paciente. Além disso, no cadastro é exigida a indicação de um cuidador, que poderá ser ou não membro da família, esse cuidador será a referência da família para as equipes do Programa Melhor em Casa.
Como participar?
A indicação ao serviço acontece através das Unidades Básicas de Saúde do Município. Posteriormente a equipe do Programa Melhor em Casa realiza a visita domiciliar para avaliar se o paciente cadastrado corresponde aos critérios do programa através da visita.
Documentos necessários:
É necessária a apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência, cartão do SUS e relatório médico.
Programa Melhor em Casa:
De acordo com a portaria N° 825/2016, a atenção domiciliar é interpretada como nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde.
O objetivo do Melhor em Casa é levar atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.
Os profissionais cuidadores desenvolvem um conjunto de ações, incluindo o ensinamento de hábitos saudáveis de vida, como: alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas, convivência social estimulante, atividade ocupacional prazerosa e mecanismos para reduzir o estresse.
Mín. 20° Máx. 33°