Sexta, 26 de Junho de 2026
21°C 25°C
São Francisco do Conde, BA

Radioterapia passa a integrar atendimento do Hospital do Oeste e amplia assistência oncológica na região

O tratamento contra o câncer ganhou um importante reforço no Oeste baiano nesta sexta-feira (26). Em Barreiras, o governador Jerônimo Rodrigues ina...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
26/06/2026 às 15h50
Radioterapia passa a integrar atendimento do Hospital do Oeste e amplia assistência oncológica na região
Barreiras. Fotos Amanda ErcíliaGOVBA

O tratamento contra o câncer ganhou um importante reforço no Oeste baiano nesta sexta-feira (26). Em Barreiras, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou o novo serviço de Radioterapia do Hospital do Oeste, implantado com investimento de R$ 9,8 milhões. A unidade amplia a oferta de atendimento oncológico de alta complexidade e permitirá que pacientes da região realizem o tratamento mais perto de casa, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outros centros.

Durante a agenda, o governador também assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 62 milhões, autorizou a publicação do edital para construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), entregou duas vans para o Consórcio da Policlínica Regional de Barreiras e participou da entrega de 15 veículos destinados a 12 municípios do Oeste baiano, por meio do Ministério da Saúde. 

“Estamos fortalecendo a regionalização da saúde e levando serviços cada vez mais especializados para o interior da Bahia. A radioterapia representa mais dignidade para quem enfrenta o tratamento contra o câncer, evitando longas viagens e permitindo que o paciente permaneça próximo da família durante esse processo”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, lembrou que o Hospital do Oeste completa 20 anos de funcionamento em constante processo de expansão e destacou que a nova entrega consolida a unidade como referência em alta complexidade. “Este é o quarto serviço de radioterapia implantado pelo Governo do Estado no interior da Bahia e o primeiro em toda a região Oeste, fortalecendo a descentralização do tratamento oncológico”, afirmou.

A ampliação anunciada pelo Governo do Estado elevará a capacidade do Hospital do Oeste de 300 para 360 leitos. O projeto prevê a implantação de 20 novos leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, um centro cirúrgico com 11 salas, Centro de Ensino e Pesquisa, ressonância magnética, novas emergências e a requalificação da estrutura da unidade. Hoje, o hospital realiza mais de meio milhão de atendimentos ambulatoriais e mais de 14 mil internações por ano, atendendo pacientes de toda a região Oeste.

Entre os pacientes e familiares, a entrega foi recebida com expectativa. A aposentada Maria José Santos, moradora de Barreiras, acredita que o novo serviço fará diferença para quem enfrenta a doença. “Conhecemos pessoas que precisavam viajar para fazer esse tratamento. Ter esse atendimento aqui traz mais conforto para as famílias e ajuda muito quem já passa por um momento tão difícil”, disse.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Francisco do Conde, BA
25°
Parcialmente nublado
Mín. 21° Máx. 25°
25° Sensação
4.86 km/h Vento
69% Umidade
100% (14.58mm) Chance chuva
05h55 Nascer do sol
17h18 Pôr do sol
Sábado
28° 20°
Domingo
28° 21°
Segunda
26° 20°
Terça
25° 20°
Quarta
24° 21°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 -0,20%
Euro
R$ 5,88 -0,02%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 327,320,79 +0,34%
Ibovespa
173,295,50 pts 0.76%
Enquete
...
...
Publicidade