Quinta, 25 de Junho de 2026
20°C 28°C
São Francisco do Conde, BA

Governo do Estado reabre Hospital Regional de Itaberaba neste mês

Com investimento de aproximadamente R$ 30 milhões entre obras e equipamentos, a unidade foi totalmente reformada e ampliada.

Redação
Por: Redação
02/05/2023 às 12h42
Governo do Estado reabre Hospital Regional de Itaberaba neste mês
Reprodução

O Hospital Regional de Itaberaba voltará a funcionar neste mês de maio. A boa notícia é da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que inspecionou a unidade neste sábado (29), quando pode verificar os últimos ajustes para que a unidade volte a prestar assistência à população da região da Chapada Diamantina após 15 anos fechado. A unidade foi recentemente estadualizada e a cerimônia de reabertura contará com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Com investimento de aproximadamente R$ 30 milhões entre obras e equipamentos, a unidade foi totalmente reformada e ampliada. Serão 70 leitos, sendo 10 leitos de UTI adulto. Cerca de 90% dos recursos aplicados foram do Governo do Estado e 10% como contrapartida municipal. Para além da reforma e ampliação, o Governo do Estado enviou equipamentos de última geração, como um tomógrafo de 16 canais, dois Raio-X, sistema de captura e digitalização de imagens, além de dois aparelhos de ultrassonografia.

A expectativa é que sejam realizadas mais de 230 cirurgias por mês, além de atender casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica e traumato-ortopedia. A unidade também terá leitos de saúde mental e ofertará atendimento ambulatorial, com consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, bem como diagnósticos e terapias.

A secretária Roberta Santana explica que a unidade será fundamental para o fortalecimento da rede assistencial do SUS na região da Chapada Diamantina. “Essa é mais uma entrega do Governo do Estado. Vamos reativar o hospital e poder oferecer diversos serviços”, afirma.

Policlínica Regional de Saúde

Ainda em Itaberaba, a secretária da Saúde Roberta Santos verificou o funcionamento da Policlínica Regional de Saúde. Inaugurada em julho de 2021, a unidade oferece atendimento especializado e exames de alta complexidade para moradores de 23 municípios da região da Chapada Diamantina. Nestes quase dois anos de funcionamento, já foram mais de 65 mil atendimentos realizdos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Francisco do Conde, BA
24°
Tempo limpo
Mín. 20° Máx. 28°
24° Sensação
4.03 km/h Vento
72% Umidade
100% (1.47mm) Chance chuva
05h55 Nascer do sol
17h18 Pôr do sol
Sexta
25° 20°
Sábado
28° 20°
Domingo
26° 21°
Segunda
26° 20°
Terça
24° 20°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,32%
Euro
R$ 5,89 -0,16%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 325,425,88 -2,35%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Enquete
...
...
Publicidade