O pagamento da primeira parcela de 2025 do Incentivo-Frequência do programa Pé-de-Meia começa nesta quarta-feira (23) e segue até o dia 30 de abril. O benefício é voltado para estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que mantêm pelo menos 80% de presença nas aulas.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 3 milhões de estudantes devem receber o valor neste mês. O pagamento será realizado de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos beneficiários.
23/4 – Nascidos em janeiro e fevereiro
24/4 – Nascidos em março e abril
25/4 – Nascidos em maio e junho
28/4 – Nascidos em julho e agosto
29/4 – Nascidos em setembro e outubro
30/4 – Nascidos em novembro e dezembro
Cada parcela tem o valor de R$ 200, depositados em uma conta poupança digital do CAIXA Tem, aberta automaticamente no nome do estudante.
Para menores de idade, é necessário consentimento do responsável legal para movimentar a conta. O procedimento pode ser feito pelo aplicativo ou em uma agência da Caixa.
Estudantes com 18 anos ou mais têm a conta desbloqueada automaticamente.
O aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação, deve ser utilizado para acompanhar o status escolar e as regras do programa. Já o CAIXA Tem informa sobre os depósitos.
Estudantes matriculados no ensino médio público ou na EJA
Integrantes de famílias inscritas no CadÚnico
Com renda per capita de até meio salário mínimo
Com frequência escolar mínima de 80%
Se a frequência mínima não for atingida, o pagamento referente ao mês não será efetuado.
O programa Pé-de-Meia é uma iniciativa do governo federal que busca combater a evasão escolar e incentivar a permanência dos jovens na escola com apoio financeiro mensal.