Faleceu neste domingo (13), aos 80 anos, o ex-delegado e ex-deputado estadual José Magalhães Filho. O sepultamento está marcado para a manhã desta segunda-feira (14), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. A causa da morte não foi divulgada.
Natural de Parnamirim, em Pernambuco, Magalhães construiu sua trajetória política na Bahia, onde foi eleito deputado estadual em 1994, exercendo mandato entre 1995 e 1999 pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), chegando a liderar o partido na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Com uma carreira marcada também pelo trabalho na segurança pública, ele atuou como delegado da Polícia Interestadual (Polinter) e assessor jurídico em importantes instituições, como o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (IBRA), entre 1967 e 1969, e a Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (CELPE).
Um dos episódios mais marcantes de sua vida pública ocorreu em 2011, quando o carro em que estava com sua esposa caiu do ferry boat Ana Nery, nas proximidades do Terminal de São Joaquim, em Salvador. Ambos foram resgatados com vida.
O ex-deputado Heraldo Rocha (União Brasil) lamentou a morte do colega: “Nossos sentimentos aos familiares e amigos do delegado e ex-deputado Magalhães pela sua passagem”.
José Magalhães Filho deixa um legado de atuação firme na política e na segurança pública, sendo lembrado por colegas e amigos como um homem de posições firmes e dedicação à vida pública.