As manifestações realizadas nesta terça-feira (25) em São Francisco do Conde resultaram no cancelamento da sessão da Câmara de Vereadores, que estava prevista para ocorrer no mesmo dia.
Os protestos foram motivados pelo Projeto de Lei nº 01/2025, enviado pelo prefeito Antônio Calmon, que propõe a redução dos valores do benefício Pão na Mesa e a exclusão de beneficiários que já recebem o Bolsa Família. A medida gerou insatisfação entre a população, que saiu às ruas para reivindicar a manutenção do programa nos moldes atuais.
No mesmo dia, o Sindicato dos Servidores Públicos de São Francisco do Conde (SINDSEFRAN) também realizou uma manifestação, entre as pautas da manifestação reivindicando reajuste salarial para os guardas municipais. A categoria cobra ainda melhores condições de trabalho, denunciando a falta de fardamento e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que dificultam a execução das suas funções.
Apesar das dificuldades, as manifestações ocorreram de forma pacífica e ordeira. Até o momento, a Prefeitura de São Francisco do Conde e a Câmara de Vereadores ainda não se pronunciaram sobre as reivindicações.