O Bahia largou na frente na decisão do Campeonato Baiano 2025 ao vencer o Vitória por 2 a 0, na noite deste domingo (16), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os gols do triunfo tricolor foram marcados por Gabriel Xavier e Erick Pulga, ambos no primeiro tempo.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta que, mesmo assim, garantirá o 51º título estadual. Já o Leão da Barra precisará vencer por três ou mais gols para conquistar o campeonato no tempo normal. Se vencer por dois gols de diferença, a decisão será nos pênaltis.
A segunda e decisiva partida acontece no próximo domingo (23), às 16h (de Brasília), no Barradão.
A partida começou intensa, com o Bahia tomando a iniciativa e contando com o apoio total da sua torcida. Logo aos 6 minutos, Everton Ribeiro cobrou falta com precisão e Gabriel Xavier subiu bem para marcar de cabeça, abrindo o placar.
O Vitória, que já entrou em campo com uma postura mais defensiva, teve dificuldades na criação e pouco assustou o goleiro Marcos Felipe. Quando parecia que a primeira etapa terminaria com um gol de diferença, Erick Pulga aproveitou falha de Neris, girou dentro da área e bateu forte para ampliar para 2 a 0 nos acréscimos do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o Bahia teve a chance de fazer o terceiro logo aos 2 minutos, em um pênalti sofrido por Erick Pulga. No entanto, Lucho Rodríguez cobrou e Lucas Arcanjo defendeu, evitando um prejuízo ainda maior para o Vitória.
Com mudanças ofensivas promovidas pelo técnico Thiago Carpini, o Vitória tentou pressionar, mas seguiu com dificuldades na criação e não conseguiu diminuir o placar. O Bahia controlou a partida até o fim e garantiu um resultado importante para a decisão no Barradão.
Antes do segundo jogo da final, Bahia e Vitória voltam suas atenções para a Copa do Nordeste. O Tricolor enfrenta o CSA, fora de casa, na quarta-feira (19), às 19h, enquanto o Leão recebe o Sport, no Barradão, às 21h30 do mesmo dia.
A decisão do Campeonato Baiano acontece no domingo (23), às 16h, no Barradão.