A Embasa realizou uma operação de combate a fraudes na rede de água em Cabuçu e Acupe, no município de Santo Amaro, e também em Saubara, no Recôncavo Baiano. Durante a ação, realizada no final de fevereiro, foram removidas mais de 100 ligações irregulares, garantindo a normalização do abastecimento na região, especialmente no período do verão.
As equipes da estatal identificaram diversas fraudes na rede, incluindo desvios de água antes do hidrômetro (by-pass), violações nas ligações e ligações clandestinas, popularmente conhecidas como "gatos". Todos os infratores foram notificados e multados.
"Além dos danos, essas fraudes podem reduzir a pressão na rede, prejudicando o abastecimento de quem tem ligação regular e contas pagas", destacou Márcio Luedy, gerente da Embasa em Candeias.
O furto de água é um crime contra o patrimônio, conforme o artigo 155 do Código Penal, e pode resultar em multa e até prisão de um a quatro anos.
A Embasa reforça que a população pode denunciar ligações clandestinas e outras irregularidades pelos canais oficiais de atendimento da empresa.