O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que o projeto de expansão do metrô até a região de Campo Grande está em fase de elaboração e licitação. A obra, que faz parte do Tramo 4, não será realizada por iniciativa privada, pois a consultoria CCR Metrô Bahia decidiu uma proposta de financiamento e executar a construção.
Durante a entrega da UTI Onco-Hematológica no Hospital Geral Roberto Santos, nesta quarta-feira (12), Jerônimo explicou os próximos passos para viabilizar a ampliação do transporte sobre trilhos na capital baiana.
“Se tivéssemos um acordo com a CCR para que a própria empresa construísse a obra por meio de concessão, o processo seria mais simples – uma obra privada, sem a necessidade de tantos estudos e elementos técnicos. No entanto, como eles não aceitaram esse modelo, teremos que dar um passo atrás, elaborar um projeto e licitá-lo. Já temos autorização para isso. Agora, aguardamos o projeto finalizado para avançar para as próximas etapas, como sondagens e estudos técnicos”, declarou o governador.
O governo estadual já firmou compromisso com a Caixa Econômica Federal e mantém diálogos com a Casa Civil Federal para acelerar o financiamento da obra. Segundo Jerônimo, o objetivo é buscar recursos por meio do Orçamento Geral da União (OGU) ou viabilizar um financiamento com impacto social positivo.
A expectativa do governo é que, após a conclusão dos estudos e da licitação, a expansão do metrô até o Campo Grande possa sair do papel, garantindo mobilidade e conectividade