Os servidores públicos estaduais da Bahia têm enfrentado dificuldades para conseguir atendimento emergencial pelo Planserv em Salvador. Apesar de 15 unidades constarem na lista de hospitais credenciados, muitas não estão funcionando regularmente, seja por superlotação, queda de sistema ou restrição de atendimento .
O Hospital Santa Izabel, uma das principais referências da cidade, informou que, desde terça-feira (28), às 20h , está com atendimento restrito para beneficiários do Planserv. Em nota, a Santa Casa da Bahia, responsável pela administração da unidade, explicou que a restrição deve à lotação máxima dos leitos e que trabalha para normalizar a situação o mais breve possível.
“A emergência de adulto exige maior atenção e gestão dinâmica, em tempo real, para não comprometer o atendimento a pacientes cirúrgicos, oncológicos, cardiológicos e de outras especialidades, além do socorro aos já internados”, afirmou a instituição.
Outras unidades credenciadas também apresentam problemas. O Hospital Pituba, por exemplo, confirmou que não atende pacientes pelo Planserv, apesar de estar na lista oficial do sistema. Já o Day Horc – Unidade Hospital da Bahia não atendeu nenhum telefone informado no site do plano, e o próprio Hospital da Bahia encerrou o atendimento pelo Planserv.
Com a restrição de unidades disponíveis, os servidores estaduais denunciam a precarização do atendimento e a dificuldade em conseguir assistência médica emergencial na capital.