Veio aí! Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, nesta quinta-feira (23), em anúncio feito pela Academia de Cinema. Além disso, "Ainda Estou Aqui", filme protagonizado por ela, aparece entre os indicados de Melhor Filme Estrangeiro. Fernanda repete, 26 anos depois, o feito da mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Oscar na mesma categoria por "Central do Brasil". Curiosamente, os dois filmes são dirigidos por Walter Salles.
Ela vai disputar a prestigiosa estatueta com Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofia Gascon (Emilia Perez), Mikei Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância).
O nome de Fernanda foi ganhando tração ao longo da campanha, culminando com a vitória no Globo de Ouro, que colocou o nome da brasileira ainda mais no radar. Já "Ainda estou aqui" chegou gabaritado pela indicação a outros prêmios importantes, como o britânico Bafta (premiação inglesa que tem muitos membros em comum com a Academia).
A inclusão de "Ainda Estou Aqui" na lista dos melhores filmes internacionais do ano pelo National Board of Review, uma renomada associação de críticos de Nova York, foi um marco importante no caminho para o Oscar. Além disso, a vitória de Fernanda Torres no Critics’ Choice, em outubro, pelo prêmio de Melhor Atuação Internacional, concedido por uma associação de críticos dos Estados Unidos e do Canadá, trouxe ainda mais empolgação. E, no domingo, ela conquistou o segundo lugar, compartilhado com Demi Moore, pelo prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles por sua atuação.
O filme também foi indicado a Melhor FIlme Internacional e Melhor Filme, a principal categoria do Oscar.
A cerimônia vai acontecer no dia 2 de março.