Em meio à crise social e financeira vivida pela população do município de São Francisco do Conde, uma mãe resolveu recorrer às redes sociais, a fim de denunciar a falta de assistência que vinha enfrentando com a sua filha recém-nascida. Em seu relato, ela afirmou que a criança tinha 20 dias de nascida e sequer havia conseguido realizar o Teste do Pezinho, exame de fundamental importância para detectar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas.
No vídeo, ela faz um apelo e pede a sensibilidade do prefeito, para olhar pelos cidadãos franciscanos, que vêm enfrentando dificuldades seríssimas, não só na saúde, mas, em todos os setores do município.
Após o vídeo viralizar nas redes sociais, a mulher realizou uma outra postagem, informando que a secretária de saúde enviou dois funcionários até a sua residência para realizar o exame necessário. Em sua fala, ela agradece aos funcionários que realizaram a coleta e, quanto à Secretaria de Saúde, ela afirma que "não fez mais que a sua obrigação".
A reflexão que fica é: se a mãe não tivesse postado este vídeo, a sua filha teria realizado o exame? Será que todos os cidadãos franciscanos precisarão fazer postagens para que tenham as suas necessidades atendidas?