Quarta, 22 de Janeiro de 2025
23°C 32°C
São Francisco do Conde, BA
Publicidade

Crise em São Francisco do Conde: Funcionários do REDA foram demitidos sem receber salário do último mês trabalhado

Funcionários foram demitidos no mês de outubro, logo após as eleições

Por: Mariana Carvalho
16/01/2025 às 10h12 Atualizada em 18/01/2025 às 10h01
Crise em São Francisco do Conde: Funcionários do REDA foram demitidos sem receber salário do último mês trabalhado
Reprodução / Internet

A crise social instalada no município de São Francisco do Conde parece se agravar a cada dia. A população está sofrendo com desemprego, suspensão de benefícios e muitas famílias estão passando fome. A redação do RC NEWS vem recebendo diversos relatos de pessoas que estão passando por dificuldades e clamam por um pronunciamento da gestão sobre quando as contratações irão acontecer, bem como os benefícios sociais voltarão a ser oferecidos. Um destes relatos é de uma ex-servidora, enfermeira contratada através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

De acordo com a enfermeira, os funcionários contratados através desta modalidade foram demitidos no final do mês de outubro, logo após as eleições e não receberam o pagamento do mês trabalhado.

"O que aconteceu é que os funcionários trabalharam o mês todo de outubro e, quando chegou no dia 30, no dia do pagamento, foi todo mundo demitido. Aí, falaram que quem recebesse uma ligação, iria continuar e quem não recebesse, estaria demitido sem direito ao seu salário. Demissão de surpresa, sem salário, férias, décimo e rescisão, sem nenhuma satisfação", relatou.

Ela conta ainda que está passando por dificuldades graves e não tem perspectiva de quando a sua situação será regularizada.

"A minha luz está cortada, a internet já cortou também, eu estou comendo porque as pessoas estão me dando. As minhas dívidas estão atrasadas, as pessoas me cobrando. E ninguém fala nada. Eu sou mãe solteira, tenho uma mãe que ajudo, tenho uma irmã especial. Pelo menos, eles pagassem e depois demitissem", desabafou.

No decorrer destes meses, o prefeito Antônio Calmon (PP) deu algumas entrevistas a alguns veículos locais e informou que a situação atual do município se dá por conta da diminuição da arrecadação de São Francisco do Conde. Porém, em meio a todo este turbilhão, foi aprovado o aumento de salário do próprio prefeito, do vice e dos secretários, gerando uma contradição neste discurso.

Como foi dito no início da matéria, a redação vem recebendo diversos relatos acerca dos problemas que a população vem enfrentando, porém, as pessoas têm medo de se identificar, por receio de retaliações. Não se sabe o que gera esse medo, nem quais seriam as retaliações.

Estamos deixando o espaço aberto aqui, para que a gestão possa se pronunciar acerca destes depoimentos, caso deseje.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários