Um vídeo que circula de uma mulher grávida dando à luz em uma das cadeiras de recepção da Maternidade Regional de Camaçari (MRC) viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (12). A divulgação das imagens alega que o parto aconteceu dessa forma devido à falta de funcionários na unidade no momento.
Em nota, a Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS), responsável pela administração da maternidade, negou a falta de profissionais e destacou que, no próprio vídeo, é possível observar a equipe de plantão prestando atendimento à gestante.
“Um paciente chegou à unidade e foi atendido imediatamente pela equipe, que iniciou o processo de triagem seguindo os protocolos estabelecidos. No entanto, a gestante entrou no período expulsivo enquanto ainda estava na recepção, sendo prontamente assistida pelos profissionais de saúde”, explicou a FESF-SUS.
A fundação também ressaltou a importância do acompanhamento pré-natal adequado para evitar situações como essa. “Muitas pacientes ainda chegam à unidade sem o mínimo de sete consultas de pré-natal recomendado, essencial para prevenir complicações e garantir um parto mais seguro”, acrescentou.
Mãe e bebê estão internados e apresentam quadro estável, sob os cuidados do corpo médico. “A maternidade se solidariza com a família e reitera seu compromisso em oferecer um atendimento digno e respeitoso a todas as mulheres”, concluiu a nota.