Localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, o Lar de Idosos Nossa Senhora das Candeias foi fechado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), nesta terça-feira (10). O local já havia sido interditado parcialmente no mês de maio deste ano e acabou sendo fechado após descumprir ordem judicial para fazer a reinserção das pessoas idosas às suas famílias ou transferi-las para instituições de acolhimento. O estabelecimento também descumpriu notificação de interdição anteriormente procedida pela vigilância sanitária.
De acordo com o MP-BA, a retirada das pessoas idosas encontradas no imóvel será realizada pelos órgãos municipais com posterior acolhimento em local apropriado.
O local havia sido interditado há sete meses depois da identificação de más condições para o seu funcionamento, como paredes com mofo e infiltração, insalubridade e precariedade na prestação dos serviços.
Após diversas tentativas de resolução consensual e de o MP-BA constatar que as responsáveis legais pelo lar ignoraram o alerta final para cumprimento da determinação judicial, dado em audiência ocorrida no final de outubro, se deu o fechamento do estabelecimento.