Nos dias 23 e 30 de novembro, um novo Mutirão de Saúde da pele foi promovido pela Acelen, atendendo 58 pescadores, marisqueira e familiares. Os trabalhadores do mar de Ilha de Bom Jesus e das comunidades de Cação, Maria Guarda, Passé e Rio do Cunha realizaram consultas e exames dermatológicos gratuitos na Clínica CAM. O objetivo da ação é atender 450 pessoas de comunidades pesqueiras do entorno da Refinaria de Mataripe, incentivar o autocuidado e prevenir doenças de pele, causadas pela exposição frequente à radiação UV (ultravioleta) sem cuidados devidos.
A mobilização das pessoas é realizada pela equipe de Responsabilidade Social da Acelen, que fica responsável pelo agendamento e transporte nos dias de mutirão. A primeira ação desse tido, promovida pela empresa, foi realizada no mês de agosto, em parceria com a Faculdade Zarns Salvador. Das 38 pessoas atendidas nesta ocasião, oito estão realizando exames complementares, como remoção de sinais e realização de biópsia. Na ação, além das consultas dermatológicas, exames e procedimentos médicos, são distribuídos filtros solares e repelentes.
“Os pescadores, marisqueiras e demais trabalhadores do mar, tão importantes para a economia das comunidades pesqueiras, foram eleitos públicos prioritários de nossas ações neste ano de 2024 e em 2025. Atentos às demandas e necessidades das comunidades, por meio do diálogo contínuo com os Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs), definimos as ações prioritárias e reafirmamos o nosso compromisso de cuidar das pessoas e o propósito da Acelen de estar onde a Bahia precisa”, diz o vice-presidente de Recursos Humanos da Acelen, João Raful.
A ideia desta ação surgiu a partir da escuta ativa da Acelen durante os atendimentos dos mutirões ginecológicos, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento social e cuidado com as pessoas no entorno da refinaria. Em 2023, cerca de 800 mulheres realizaram consultas e exames ginecológicos preventivos, ultrassonografias e mamografias nos mutirões ginecológicos. Já foram investidos mais de R$ 5 milhões em projetos e iniciativas voltados para o relacionamento comunitário pela Acelen.