A cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador conhecida por suas ações de Lei Seca aos finais de semana, busca promover a segurança pública e reduzir o número de acidentes causados pela combinação de álcool e direção. No entanto, enquanto a fiscalização visa motoristas e promove blitzes ostensivas, outra questão de segurança tem ficado em segundo plano: a presença de animais soltos nas vias da cidade, um problema ecológico que contribui para diversos acidentes, muitos deles fatais.
De acordo com moradores e motoristas que circulam pela região, os acidentes envolvendo animais nas pistas têm aumentado nos últimos tempos. Cavalos, bois e outros animais de grande porte são vistos frequentemente vagando pelas ruas, tanto nas zonas urbanas quanto nas vias de acesso ao município, representando um risco grave. Embora a Lei Seca semanal tenha foco na redução de acidentes, ela não atende aos problemas multifacetados da segurança viária, especialmente quando se fala em evitar colisões com animais soltos.
A fiscalização sobre a permanência desses animais nas ruas e a aplicação de deliberações aos donos responsáveis são ineficazes ou praticamente inexistentes. Enquanto isso, moradores questionam a priorização dada à Lei Seca em detrimento de ações que previnam acidentes fatais. Como exemplo, uma campanha mais ampla de conscientização e ações de remoção de animais poderiam, possivelmente, ser tão ou mais medidas na redução de tragédias no trânsito.
Além disso, muitos questionam o papel das autoridades locais que, ao manterem as blitzes da Lei Seca em pauta, parecem fechar os olhos para as falhas na fiscalização dos animais em áreas urbanas e rodoviárias. Para a população, é evidente que um plano de segurança viário mais abrangente precisa ser implementado com urgência.
2 de novembro
Um trágico acidente ocorreu na estrada que liga Madre de Deus a Candeias, nas proximidades da Rua do Cigano. Um jovem perdeu a vida após colidir com um cavalo que estava solto na pista, enquanto conduzia uma motocicleta.
4 de novembro
Um motociclista sofreu um acidente ao colidir com um boi na via, sentido São Francisco do Conde na BA 523, mas, felizmente, não se feriu. A situação foi diferente de muitos outros casos trágicos envolvendo colisões entre veículos e animais, que muitas vezes resultam em ferimentos graves ou até mesmo fatalidades. O episódio destaca a importância de medidas de segurança para evitar a presença de animais soltos nas estradas, protegendo tanto os motoristas quanto os animais.