Oito pacientes que participaram de um mutirão de cirurgias de catarata, realizado no dia de 27 de setembro, na Maternidade Dr. Graciliano Lordão, localizada na cidade de Parelhas, no Rio Grande do Norte, perderam seus olhos, devido a infecções adquiridas durante o procedimento. No total, 20 pessoas foram operadas, sendo que 15 adquiriram infecções bacterianas.
Além dos pacientes do dia 27, mais 28 foram realizaram o procedimento no dia 28 de setembro. Tiago Tibério dos Santos, secretário de saúde do município, confirmou, nesta terça-feira (15), a retirada dos globos oculares de oito pacientes que participaram do projeto. A bactéria causadora das 15 infecções foi a Enterobacter Cloacae.
Após o registro dos casos, o município abriu uma investigação para ouvir os envolvidos. Além dos pacientes afetados, os representantes da Oculare Oftalmologia Avançada LTDA, empresa contratada para realizar os procedimentos, também serão ouvidos.
Em nota, a empresa informou que o mutirão foi realizado por profissionais experientes da área, seguindo protocolos médicos e de segurança.
Após a identificação dos problemas, a equipe médica reavaliou todos os pacientes, a fim de oferecer tratamento imediato. Além disso, foram coletadas amostras biológicas, que seguiram para investigação na Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), em busca das causas que levaram às infecções.