Sexta, 26 de Junho de 2026
20°C 28°C
São Francisco do Conde, BA

Cerca de 200 baianos são resgatados no Rio Grande do Sul em condiçōes análogas à escravidão

Trabalhadores atuavam em vinícolas durante às colheitas de uvas. Um empresário, da cidade de Valente, foi preso

Redação
Por: Redação
24/02/2023 às 09h42
Cerca de 200 baianos são resgatados no Rio Grande do Sul em condiçōes análogas à escravidão
Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

Cerca de 200 homens, que viviam em condições análogas à escravidão, foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul. Segundo informações da corporação, a localização das vítimas foi feita na noite de quarta-feira (22).

 

Inicialmente, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que eram 150 pessoas. No entatnto, o número foi atualizado no fim da tarde da quinta-feira (23) pelo g1 Rio do Rio Grande do Sul. No momento, os homens estão alojados temporariamente no ginásio Darcy Pozza.

 

Tudo começou quando 3 trabalhadores fugiram do alojamento em que eram mantidos e buscaram ajuda policial em Caxias do Sul. Eles contaram que vieram da Bahia para trabalhar na colheita da uva com promessa de salários superiores a R$ 3 mil, além de acomodação e alimentação. Porém, nada foi cumprido.

Na prática, os trabalhadores relataram atrasos nos pagamentos dos salários, violência física, longas jornadas de trabalho e oferta de alimentos estragados. Em entrevista à RBS TV, um dos homens detalhou as condições em que ele e os colegas viviam na acomodação oferecida pelos empregadores e a relação com a empresa responsável pela contratação.

 

“Todos os dias, a gente amanhece com o pensamento de ir para casa. Mas não tem como a pessoa ir para casa, porque eles prendem a gente de uma forma que ou a gente fica ou, se não quiser ficar, vai morrer. Se a gente quiser sair, quebrar o contrato, sai sem direito a nada, nem os dias trabalhados, sem passagem, sem nada. Então, a gente é forçado a ficar”, contou.

As vítimas apontarm ainda casos de coação para permanência no local, sob a pena de pagamento de uma multa por quebra do contrato de trabalho. E casos de violência com choque elétrico e spray de pimenta.

Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

Operação policial

A operação de resgate foi realizada por PRF, MTE e Polícia Federal (PF). O responsável pela empresa, que mantinha os trabalhadores, foi preso e encaminhado, inicialmente, para a delegacia da Polícia Federal (PF) em Caxias do Sul.

Na sequência, ele foi transferido para um presídio em Bento Gonçalves. E na quinta (23), foi liberado após o pagamento de fiança de cerca de R$ 40 mil. O homem tem 45 anos de idade e é natural de Valente, na Bahia.

 

Segundo a PF, a empresa tem contratos com diversas vinícolas da região, presta serviços de apoio administrativo e os trabalhadores teriam sido contratados para atuar na colheita da uva.

O MTE diz que vai analisar individualmente os direitos trabalhistas de cada trabalhador para a buscar a devida compensação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Francisco do Conde, BA
22°
Chuvas esparsas
Mín. 20° Máx. 28°
23° Sensação
1.58 km/h Vento
92% Umidade
100% (1.47mm) Chance chuva
05h55 Nascer do sol
17h18 Pôr do sol
Sábado
25° 20°
Domingo
28° 20°
Segunda
26° 21°
Terça
26° 20°
Quarta
24° 20°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 321,416,55 -1,72%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Enquete
...
...
Publicidade