Completando 74 anos, a Refinaria de Mataripe vem alcançando um alto nível de modernização, inovações tecnológicas, excelência operacional e está entre as melhores e mais modernas refinarias da América Latina, cumprindo o objetivo que a Acelen firmou em sua chegada.
Segunda maior refinaria do Brasil e segunda maior exportadora da Bahia, a Refmart é responsável por 14% da capacidade total de refino do país, 42% do Nordeste e 80% do Estado, respondendo por 17% do ICMS e 10% do PIB baiano.
Com foco na segurança, na automação e transformação digital; na eficiência, capacidade e diversidade produtiva; e na redução da pegada ambiental das operações, conquistando melhorias nos índices ambientais, de eficiência hídrica e energética, foram investidos mais de R$ 2 bilhões na modernização e recuperação de ativos.
Com os investimentos realizados pela Acelen, houve aumento da capacidade total de produção, indo da média de 207 mil barris/dia (kbpd) em 2021 para para 250 mil barris/dia (kbpd) atualmente, lançamento de cinco produtos (propano especial, butano especial, diesel marítimo, solvente, OCB1) ampliando o portfólio da empresa para mais de 30 produtos e mais de 83 recordes de produção.
Do ano 2021, até agora, a produção de diesel aumentou em 33%, a de querosene de aviação em 181% e a de parafinas em 198%. Este aumento levou a Acelen a ocupar a liderança na produação e comercialização na América Latina. Atualmente, a Refinaria de Mataripe é o segundo maior fornecedor de bunker (combustível marítimo).
De acordo com Luiz de Mendonça, CEO da Acelen, a Refmart está em sua melhor forma, pois, é "uma jovem senhora de 74 anos". “Nosso complexo industrial passou pelo maior programa de modernização de sua história em sete décadas. Investimos 2.6 vezes mais em nossa gestão do que a média histórica e os resultados demonstram a transformação do ativo e o impacto positivo dos projetos socioambientais na vida das pessoas das comunidades do entorno. Aceleramos com excelência, segurança, responsabilidade e transparência, unindo produtividade a um olhar sustentável”. Afirmou.
Sobre a Acelen
A Acelen foi criada para ser uma empresa de energia de Mubadala Capital com o propósito de atuar como um player relevante da transição energética. Em menos de 3 anos na Bahia, ao assumir a gestão da Refinaria de Mataripe, investiu mais de R$ 2 bilhões na revitalização e recuperação da planta industrial. Foi implementado o maior programa de modernização da história da refinaria, com foco na segurança e automação, ampliando a confiabilidade, eficiência, capacidade e diversificação produtiva, melhorando índices ambientais, eficiência hídrica e energética. Reforçando o compromisso com o meio ambiente, em julho deste ano, anunciou uma joint venture para construção de complexo solar de 161MW no semiárido baiano. Agora, a empresa está desenvolvendo o maior projeto de combustível renovável do país para produção de SAF (combustível sustentável de aviação) e HVO (diesel verde) a partir da macaúba.
Mín. 22° Máx. 26°