Elaine Souza Garcia, de 34 anos, mais conhecida como a “Patroa” do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi presa, na última terça-feira (10), quando estava prestes a assinar a posse para dar início a um estágio no Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Estudante de Direito, ela havia sido aprovada no programa de estágios do órgão.
A prisão foi realizada em operação conjunta do própria MP-SP e da Polícia Federal esta semana. De acordo com informações, Elaine pretendia ingressar no estágio na cidade de Itapeva, no interior de São Paulo. A convocação pela Regional de Sorocaba foi publicada no Diário Oficial, indicando que ela deveria comparecer à Promotoria de Justiça da cidade às 9h do dia 10.
A 'Patroa do PCC' foi presa, sob suspeita de ser uma daas l´deres de uma quadrilha especializada na modalidade de roubo a bancos e empresas de valores em que os assaltantes dominam as cidades – prática conhecida como “novo cangaço”.
Segundo as investigações, ela chegou a receber treinamento de um CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) para tiro com fuzil. O homem foi identificado como Otávio Alex Sandro Teodoro de Magalhães, o Terrorista.
Ainda de acordo com as investigações do MP-SP e da Polícia Federal, Elaine também seria responsável pela negociação de drogas, armas e por receber retornos sobre assassinatos de rivais. Além disso, a apuração constatou que Patroa é casada há oito anos com Delvane Lacerda, o Pantera, apontado como importante membro do PCC.
Mín. 21° Máx. 33°