Familiares e amigos do jovem baleado por policiais em Feira Santana, cidade a 100 km de Salvador, fizeram um protesto na manhã deste sábado (7). Ele estava na garupa de uma moto e "brincava de assalto" juntamente com outro colega quando foi atingido.
A ação ocorreu no bairro Papagaio na tarde da última sexta-feira (6). Mateus dos Santos Souza, de 14 anos, acompanhado de um amigo, teria simulado um assalto em forma de brincadeira a um grupo de amigos que passava na localidade.
Diante do fato, os PMs reagiram e o adolescente foi atingido. Mateus foi socorrido para o hospital da cidade, passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos, conforme informou a família.
Conforme relato da irmã da vítima, Mayane Santos, o adolescente tinha o costume de brincar com amigos simulando um assalto. E, na tarde da sexta-feira (6), teria encontrado um grupo de colegas e repetido a brincadeira, puxando um aparelho celular da cintura e "brincado de assalto".
No momento da brincadeira, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp) passava pelo local e atirou contra Mateus, atingindo na barriga.
A PM em nota disse que a moto em que Mateus estava trafegava na contramão, em atitude suspeita e o adolescente teria sacado um objeto e apontado em direção ao grupo de estudantes que passavam na localidade.
Ainda em nota, a polícia disse que as circunstâncias da operação foram registradas que seriam investigadas para esclarecimento dos fatos.
O comandante da 65ª CIPM, Major Jorge Freitas, lamentou o ocorrido em entrevista a TV Bahia e disse que os agentes envolvidos na ação foram afastados para a apuração completa do caso. Os nomes dos agentes que estavam na ação não foram informados pelo comandante.
Mín. 19° Máx. 30°