Neste fim de semana, São Francisco do Conde estará realizando importantes movimentações políticas na região com a realização de convenções partidárias cruciais que irão oficializar os pré-candidatos Ró Valentim (PC do B) e Antônio Calmon (PP), para as próximas eleições municipais. Os eventos, que acontecerão no sábado 27 e no domingo 28, promete atrair atenção dos munícipes, com debates e decisões estratégicas para os partidos envolvidos.
Convenções
A convenção de Ró Valentim, que tem uma trajetória marcada pelo compromisso com a comunidade e uma visão de gestão focada no desenvolvimento local, Ró Valentim emerge como uma forte candidata para liderar o destino de São Francisco do Conde.
O respaldo de figuras proeminentes da política baiana fortalece ainda mais a candidatura de Ró Valentim. Entre os apoiadores destacam-se o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o senador Jaques Wagner (PT), as deputadas Alice Portugal (PC do B) e Olívia Santana (PC do B), o deputado federal Jorge Solla (PT) e o presidente Lula (PT). Essas personalidades, reconhecidas por suas trajetórias e influência, endossam a proposta de Ró Valentim e acreditam em sua capacidade de conduzir São Francisco do Conde para um futuro de progresso.
No domingo, será a vez de Antônio Calmon, um nome forte no cenário político local, conhecido por suas iniciativas em infraestrutura e desenvolvimento econômico. Calmon pretende usar a convenção para expor suas estratégias voltadas para o crescimento econômico da cidade, e tem o apoio do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), uma das principais lideranças políticas do município e líder do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Ambos os pré-candidatos terão a oportunidade de discursar para seus apoiadores, delegados e membros do partido, destacando suas visões e metas para a cidade.
Como prevê o calendário que rege as eleições municipais deste ano, os partidos políticos e federações que congregam diversos partidos já podem realizar suas convenções desde o último sábado, dia 20 de julho. Nessas reuniões, que contam sempre com os filiados dos partidos, simpatizantes e personalidades políticas, são definidos oficialmente os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores que formarão a chapa de determinada legenda que estará na disputa desses cargos em outubro. Eventualmente, quando o partido não tem candidatura própria aos cargos majoritários de prefeito e vice, a convenção também aprova a coligação com outras legendas.
O prazo final para a realização de tais convenções é o dia 5 de agosto e, a partir do primeiro dia útil dessas reuniões, os partidos já devem enviar as atas para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), processo pelo qual se inicia também a inscrição dos respectivos candidatos.
Mín. 22° Máx. 25°