O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (10), que disponibilizará novos medicamentos e insumos do programa Farmácia Popular de forma gratuita para toda a população.
A medida faz parte da comemoração pelos 20 anos de existência do programa. Remédios para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite agora fazem parte da lista de medicamentos que poderão ser retirados sem custo.
A lista de remédio gratuitos incluía somente medicamentos destinados a pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais gratuitamente. Com a ampliação desta lista, cerca de 3 milhões de brasileiros deverão ser beneficiados.
Atualmente, o programa Farmácia Popular disponibiliza 41 itens à população. Com esta nova iniciativa do Governo Federal, 95% dos medicamentos e insumos serão distribuídos gratuitamente aos cidadãos, o que equivale a 39 dos itens de saúde disponíveis. Além de medicamentos, o programa também oferece fraldas e absorventes à população.
Confira quais serão os novos medicamentos oferecidos gratuitamente:
Veja a lista completa com todos os medicamentos.
O programa disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, anticoncepção, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Além de subsidiar - o governo paga uma parte do preço do medicamento - os remédios para o tratamento de diabetes mellitus associada a doença cardiovascular e distribuir fraldas geriátricas.
O paciente que precisa de medicamentos tem de ir a um estabelecimento credenciado. São farmácias e drogarias que exibem o selo "Aqui tem Farmácia Popular".
O cidadão precisa apresentar dois documentos:
Para a retirada das fraldas geriátricas, é preciso que o paciente tenha mais de 60 anos ou seja pessoa com deficiência e apresente prescrição, laudo ou atestado comprovando a necessidade do uso das fraldas.
Mín. 21° Máx. 33°