Um elefante-marinho-do-sul foi encontrado no rio Santarém, no município de Ituberá, no Baixo Sul da Bahia. O animal foi visto pela primeira vez na terça-feira (11). Já na quarta-feira (12), o mesmo animal foi avistado no Rio Sirinhaém,que fica na mesma região.
Uma equipe do Instituto Mamíferos Aquáticos da Bahia foi acionada para realizar o resgate do animal, que é nativo de ilhas ou costas continentais remotas. Segundo a médica veterinária Joana Ikeda, que participará do resgate, graças a uma postagem nas redes sociais do Instituto, diversos vídeos foram encaminhados mostrando a localização do mamífero.
"Ontem recebemos muitos vídeos mostrando o elefante-marinho-do-sul no mangue. Pescadores até cortaram parte da vegetação para ele se movimentar", disse a veterinária.
Ainda de acordo com a profissional, trata-se de uma animal jovem e a suspeita é de que seja um macho. "Ainda não sabemos qual é o sexo, mas suspeita-se que seja um macho, pelo tamanho dele. Ele está abaixo do peso, fora da área de distribuição da espécie e em um rio. Tudo isso justifica o resgate, para que seja feita uma avaliação veterinária e ele seja devolvido a um local que consiga retornar ao habitat natural", disse.
Mín. 21° Máx. 25°