O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, conversou com o Informe Baiano, nesta segunda-feira (15/04), sobre os ataques recentes promovidos pela facção Comando Vermelho (CV) em bairros de Salvador, a exemplo de Mirantes de Periperi, porta de entrada do Subúrbio Ferroviário.
“As facções são responsáveis pela violência no nosso estado e nós não vamos dar trégua. Desde que eu cheguei aqui nós temos um viés muito grande de localização de lideranças. Só esse ano foram mais de vinte lideranças (presas ou mortas em confronto). E esse enfrentamento que é necessário”, afirmou antes do início do evento na Lagoa do Abaeté para entrega de 84 viaturas para a Polícia Militar. Na ocasião também foi anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues a criação do Centro de Gestão de Vetor Aéreo (CGVA) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que vai contar com a chegada de um helicóptero para integrar os veículos da corporação, 25 aeronaves remotamente pilotadas (drones) e curso de formação para pilotos de helicópteros.
“Todo esse investimento que a gente faz, a capacitação que a gente tem feito também, a aproximação com os meios de comunicação e com as comunidades, através do disque denúncia 181, vem gerando ações pontuais no enfrentamento à guerra de facções”, acrescentou.
Ainda sobre as ocorrências protagonizadas pelo CV, Werner lembrou que “assim que tomamos conhecimento desse evento, nós encaminhamos o reforço do policiamento ordinário e especializado, inclusive, com apoio aéreo para realizar o devido reforço do policiamento e enfrentamento pontual necessário”.
“Houve apreensão de armas de fogo, mais um fuzil foi apreendido ontem, a partir das ações das forças de inteligência. Já são 18 fuzis apreendidos e pessoas presas ao longo das operações. O policiamento vai continuar reforçado naquela região, nós vamos continuar com as investigações e buscando alcançar todo aquele que queira subjugar o Estado. Nós não iremos voltar atrás do enfrentamento que tem que ser feito às organizações criminosas no nosso estado”, finaliza o secretário da Segurança Pública.
Mín. 20° Máx. 32°