Sexta, 17 de Maio de 2024
25°

Tempo limpo

São Francisco do Conde, BA

Esportes 30º título estadual

Vitória busca 6º título estadual em cima do Bahia na Fonte Nova no próximo domingo, 07

Depois de oito anos, um título do Baiano será festejado novamente na Fonte Nova.

02/04/2024 às 18h11
Por: Redação
Compartilhe:
Jogadores do Vitória se reúnem no gramado da Fonte Nova Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória
Jogadores do Vitória se reúnem no gramado da Fonte Nova Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

O Vitória está a um jogo de comemorar o 30º título estadual de sua história. Depois de sete anos, o rubro-negro tem a chance de acabar com o jejum e erguer a taça. O destino do símbolo mais almejado do Campeonato Baiano será definido no Ba-Vi de domingo (7), às 16h, na Fonte Nova.

O estádio será palco do clássico como jogo derradeiro do estadual pela 13ª vez. Em sete, o Bahia comemorou o título ao apito final: 1958, 1959, 1974, 1975, 1976, 1979 e 1981. Em outros cinco, o Vitória se sagrou campeão: 1955, 1957, 1964, 1972 e 2016.

Aqui levamos em consideração todas as vezes em que a taça do Campeonato Baiano foi erguida na Fonte Nova após ter um Ba-Vi no estádio como último jogo do campeonato, independentemente da quantidade de confrontos disputados pela dupla nas finais para chegar até ele. O título dividido de 1999 não entra na conta, já que a decisão não ocorreu nos gramados e sim na Justiça.

Em 2016, último ano em que o um Ba-Vi decidiu a taça estadual na Fonte Nova, o Vitória garantiu o título no jogo de ida, no Barradão. O time comandado por Vágner Mancini venceu o Bahia do técnico Doriva, por 2x0, com gols de Diego Renan e Amaral. Depois, na Fonte Nova, usou a vantagem para erguer o caneco mesmo após a derrota por 1x0. Feijão marcou o único gol do jogo de volta.

De lá para cá, até a atual edição, Ba-Vis protagonizaram apenas duas finais de Baiano, mas em ambas o Barradão foi o cenário do jogo decisivo. Em 2017, o Vitória chegou às finais em vantagem e comemorou o título em casa após dois empates. Sob o comando de Wesley Carvalho, foi a última vez que o Leão ergueu a taça estadual. Em 2018, o rubro-negro perdeu os dois jogos. Depois, lamentou eliminações precoces em cinco edições seguidas e não conseguiu sequer chegar às semifinais.

Depois de oito anos, um título do Baiano será festejado novamente na Fonte Nova. O Vitória está mais próximo dele, já que venceu o jogo de ida, por 3x2, no Barradão, e tem a vantagem do empate. Se perder por um gol de diferença, o campeão será conhecido em disputa de pênaltis. Em caso de triunfo do Bahia por dois ou mais tentos, a comemoração será tricolor.

As informações são do Correio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários