Quinta, 21 de Novembro de 2024
31°

Tempo nublado

São Francisco do Conde, BA

Bahia Poluição

Vazamento de óleo preocupa pescadores em São Francisco do Conde

Segundo Associação de Pescadores, denúncias de trabalhadores da região começaram no dia 25 de fevereiro

13/03/2024 às 09h28
Por: Redação
Compartilhe:
Manchas de óleo atrapalham trabalho de pescadores e marisqueiros. Foto: Reprodução
Manchas de óleo atrapalham trabalho de pescadores e marisqueiros. Foto: Reprodução

Manchas de óleo têm causado prejuízos aos pescadores do Mangue do Ilhote, em Santo Estevão, distrito de São Francisco do Conde. A Associação Dos Pescadores, Marisqueiras, Piscicultores e Maricultores de Madre de Deus e São Francisco do Conde (APMPDA) afirma que vem recebendo denúncias sobre o derrame desde o último dia 25.

Segundo José Antônio Santos, conhecido como Zé Tunel, presidente da organização, a presença do óleo está contaminando os manguezais e a área de pesca e mariscagem, o que diminui a renda dos trabalhadores com frutos do mar e mariscos. Ele diz ainda que mais de cinco mil pescadores e marisqueiras estão sendo prejudicados com o derramamento, e algumas equipes de pesca estão 100% paradas.

“As redes dos pescadores ainda estão impregnadas de óleo, e até agora nenhuma providência [foi tomada]. Com essas ocorrências, perdemos 90% de nossa renda na pesca e na mariscagem”, diz Zé Tunel. Ele ressalta que o prejuízo é ainda pior devido à proximidade da Semana Santa, quando a procura por peixes e frutos do mar aumenta.

Além da perda financeira, mortes de animais marinhos também foram registradas em decorrência das manchas de óleo. “Diversos moluscos, crustáceos e espécies de peixes sumiram. Houve várias devastações como esta. Em 2002, alagou tudo de óleo. De lá para cá a gente vem tendo ocorrências recorrentes”, afirma Zé.

A origem do óleo ainda está sendo analisada. De acordo com marisqueiras da região, a empresa Transpetro coletou amostras das manchas, mas não deu mais respostas.

O presidente da APMPDA conta ainda que a Associação passou as informações para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo ele, após a denúncia, o Ibama comunicou o Inema, que entrou em contato com a associação nesta segunda-feira (11) e prometeu que enviará uma equipe para realizar diligências.

Procurada, a Transpetro afirmou que equipes foram mobilizadas e realizaram inspeção no município de Santo Estevão ainda no dia 25 de fevereiro. De acordo com a empresa, elas "não identificaram qualquer relação da ocorrência relatada com as operações da Transpetro". 

Em nota, o Ibama declarou que recebeu a denúncia dos pescadores, abriu procedimento interno para apuração e reafirmou ter entrado em contato com o Inema. O instituto ressaltou que, por se tratar de uma Área de Proteção Ambiental da Baía de Todos os Santos (APA), cuja gestão é estadual, a primazia do atendimento é do estado.

Segundo o Ibama, a dificuldade encontrada é que as denúncias chegam "de forma incompleta". "As fotografias e vídeos não vêm com indicações de coordenadas geográficas, datas e horários que nos permitam identificar o causador! Na maioria das vezes, as denúncias também chegam com um atraso muito grande em relação ao momento do acontecimento, o que facilita a evasão do causador. O presente caso é mais um desse tipo", diz a nota.

O instituto adicionou ainda que, com o objetivo de melhorar a qualidade das denúncias, está planejando uma série de palestras emergenciais para as colônias e associações de pesca da Baía de Todos os Santos. "Nosso intento é capacitar, minimamente, pescadores e pescadoras, trabalhadores e trabalhadoras do mar a utilizarem em seus celulares alguns aplicativos simples, que permitem a realização de fotos e vídeos com precisão na localização", completa.

A reportagem tentou entrar em contato com o Inema para obter informações sobre a possível causa do surgimento das manchas, mas não houve retorno.

 

As informações são do Correio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Francisco do Conde - BA
São Francisco do Conde - BA
Sobre o município São Francisco do Conde é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Salvador, no estado da Bahia. Sua população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2020 era de 40 245 habitantes. São Francisco do Conde pertenceu a Salvador até 1697, quando foi emancipado.
São Francisco do Conde, BA Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 32°

Sex 32°C 21°C
Sáb 33°C 22°C
Dom 24°C 21°C
Seg 23°C 21°C
Ter 25°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio