Quinta, 21 de Novembro de 2024
31°

Tempo nublado

São Francisco do Conde, BA

Saúde São Sebastião

População de São Sebastião do Passé sofre com a demora para realizar exames pelo SUS

De acordo com relato de uma paciente, ela está aguardando desde o começo de 2023 para realizar uma mamografia

29/02/2024 às 16h13 Atualizada em 29/02/2024 às 17h46
Por: Mariana Carvalho
Compartilhe:
Reprodução / Internet
Reprodução / Internet

Quem depende dos serviços de saúde ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sabe que, muitas vezes, existe uma morosidade na marcação de consultas e exames, devido à alta demanda. Porém, aguardar quase um ano para a realização de um exame, é algo que não deve ser considerado normal.

Na cidade São Sebastião do Passé, uma paciente entrou em contato com a redação do RC News para informar que, desde abril de 2023, está tentando marcar um exame de mamografia e ainda não conseguiu vaga.

Maria Dalvina, 66 anos, informa que teve uma consulta com um clínico, em abril do ano passado, que solicitou vários exames de rotina, os quais, ela até conseguiu realizar com rapidez, ficando pendente uma mamografia. O tempo foi passando e ela resolveu comparecer ao Posto de Saúde Nilson Vaz, no bairro do penão, no final do mês de julho, para tentar novamente uma marcação, quando foi informada que o seu formulário de solicitação seria encaminhado para a Unidade Básica de Saúde, no centro da cidade.

Alguns meses depois, não obtendo retorno, Dalvina procurou a UBS em novembro, quando foi informada que, provavelmente, conseguiria realizar o exame em dezembro, o que não aconteceu.

Em janeiro de 2024, quando a paciente decidiu procurar a Unidade Básica de Saúde, mais uma vez, foi informada de que o seu formulário estava vencido e que ela teria que retornar ao posto de saúde do seu bairro para solicitar um novo. Feito isso, a mamografia ainda não foi agendada, pois, segundo os funcionários, ainda não há vagas.

Maria Dalvina fala que o seu caso não é o único. "Não é só comigo, no meu bairro tem muita gente passando por essa situação".

De acordo com informações, esse tipo de exame é realizado na cidade de São Francisco do Conde, pois, há um consórcio entre os municípios e os procedimentos são encaminhados para a Policlína Regional de São Francisco. Porém, o que acontece é que a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé reduziu algumas especialidades e cortou outras, gerando essa demora no agendamento dos exames.

Procurada para comentar o assunto, Nadja Oliveira, secretária de saúde de São Sebastião do Passé, solicitou os dados da paciente e informou que precisa averiguar a informação, tendo em vista que assumiu o cargo em janeiro deste ano e ainda está organizando a saúde.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Sebastião do Passé - BA
São Sebastião do Passé - BA
Sobre o município A Cidade de São Sebastião do Passé A criação da Freguesia de São Sebastião das Cabeceiras do Passé se deu por Alvará Régio HISTÓRIA A criação da Freguesia de São Sebastião das Cabeceiras do Passé se deu por Alvará Régio, assinado por Dom Sebastião Monteiro de Vide em 11 de abril de 1718. A população inicial era de 2.600 pessoas, e compreendia 8 engenhos e 4 capelas (sendo uma principal e mais 3 filiais), tendo o açúcar e o cultivo da mandioca como principais atividades econômicas.
São Francisco do Conde, BA Atualizado às 10h06 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 32°

Sex 32°C 21°C
Sáb 33°C 22°C
Dom 24°C 21°C
Seg 23°C 21°C
Ter 25°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio