De acordo com o governo da Bahia, mais três cidades baianas faram uso do Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como "fumacê" para ajudar no combate aos casos de dengue. As cidades que receberão a medida a partir desta segunda-feira (19) são Wanderley, Lajedão e Morro do Chapéu.
O estado tem mais sete cidades que já contam com a utilização do "fumacê, como recuso para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, são elas: Salvador, Piripá, Encruzilhada, Bonito, Feira de Santana, Jacaraci e Juazeiro.
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informa que a utilização deste recurso segue uma série de procedimentos. "O uso de fumacê é feito em áreas onde há uma alta infestação de mosquitos ou um surto de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mas é preciso destacar que antes de recorrer ao fumacê, outros métodos de controle de vetores, como eliminação de criadouros, tratamento larvicida e educação da comunidade, devem ser avaliados ou utilizados. O fumacê é o que chamamos de último método a ser utilizado, recorremos a ele quando os outros métodos de controle não são suficientemente eficazes ou viáveis", destaca Roberta Santana, titular da Sesab.
Mín. 21° Máx. 33°