Antes do encontro dos gigantes da música, o prefeito Bruno Reis e o governador Jerônimo Rodrigues participaram da cerimônia de entrega da chave da cidade ao Rei Momo.
"A expectativa é a maior e a melhor porque ano passado n[os chegamos e com menos de dois meses realizamos um carnaval, então corremos com aquilo ali. Esse ano a expectativa é muito grande, nós já vimos isso na Festa da Virada, já vimos o tamanho da Lavagem do Bonfim, Itapuã, Iemanjá, então todo esse preparatório das festas, nos mostras que os ensaios e blocos, já deu para ver que vai ser um dos maiores carnavais dos últimos anos e nós nos preparamos para isso", disse o governado em entrevista ao iBahia na ocasião.
Ivete Sangalo foi a primeira cantora das atrações a subir no trio elétrico e levar uma verdadeira multidão a comemorar o início da folia baiana.
A cantora exaltou os 50 anos que o Ilê Aiyê completa neste Carnaval de 2024 e iniciou a festa ao cantar o hit "Todo Mundo Vai". Junto com ela estava o filho Marcelo Cady, que toca percussão na banda da baiana.
Carlinhos Brown foi o segundo artista que começou a cantar na Praça Castro Alves, onde celebrou a diversidade da folia baiana. O cantor começou com o hit "Ashansu", convidando o público a comemorar.
Comandada por Russo Passapusso, o BaianaSystem foi o terceiro ato a participar do encontro de trios na abertura da folia de Salvador, onde pediu um "Carnaval de paz, amor e alegria". A faixa escolhida para dar início foi a música "Lucro".
O bloco afro Ilê Aiyê ganhou homenagem especial de cima do trio elétrico de Carlinhos Brown, eles completa 50 anos de existência em 2024, o que torna o Carnaval ainda mais especial.
Ivete Sangalo também exaltou o legado do Ilê Aiyê e integrantes subiram no trio da artista para cantarem junto com ela a faixa "Muito Obrigado Axé", que é uma composição de Brown, a qual a baiana agradeceu na ocasião.
Mín. 21° Máx. 33°