Os Bombeiros Voluntários de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, foram acionados para responder a uma suposta ocorrência de uma onça encontrada às margens da BR-101. Entretanto, ao chegarem ao local, os socorristas descobriram que se tratava apenas de um cobertor com a estampa do animal.
O caso ocorreu por volta das 19h30 de terça-feira (5) e envolveu a mobilização da Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho da rodovia federal, e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), para o caso de ser necessário sedar o animal.
De acordo com os bombeiros, uma pessoa que transitava pela rodovia no bairro Nova Brasília foi quem alertou os socorristas. No momento da ocorrência, havia forte chuva e escuridão, o que poderia ter contribuído para a confusão. Além disso, existe também a possibilidade de ter sido um trote.
Os bombeiros deslocaram-se até o local e recolheram o material.
Conforme o IMA, residentes que se depararem com animais silvestres feridos, doentes ou filhotes sem a presença dos pais devem telefonar para o 190 ou contatar os órgãos de segurança por meio do aplicativo Polícia Militar Cidadão.
Ao utilizar o aplicativo, a pessoa deve fornecer o nome completo, enviar fotos do animal e indicar o endereço do local do incidente. No caso de ocorrências relacionadas a animais peçonhentos, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros Militar através do número 193.
Mín. 22° Máx. 25°